Marcelo almoça com os Refugiados

2/09/2017 11:36:00 AM

Bom dia, meus caros!

Hoje venho trazer-vos um tema super recente que teve lugar no nosso grande Portugal.
Todos conhecemos o nosso presidente Marcelo Rebelo de Sousa, não é verdade? Pois bem, ontem este reuniu-se e almoçou com vários refugiados (sírios, sudaneses, iraquianos), que previamente haviam confecionado a refeição.
A iniciativa "Make Food Not War" é organizada pela organização não governamental Crescer. Esta iniciativa tem como objectivo, dar oportunidade aos refugiados que uma a duas vezes por mês assumem o comando da cozinha do restaurante "Cozinha Popular da Mouraria" e a transformam num sítio onde predomina a gastronomia do país de cada um, desde a criação de pratos muito simples ou elaborados até à confeção dos mesmo, podendo estabelecer-se uma relação em que
eles se integram na nossa sociedade, e nós ficamos a conhecer mais da cultura deles. Muitos destes refugiados já saíram a ganhar com esta iniciativa pois esta permitiu-lhes encontrar trabalho em variados restaurantes.
Marcelo acolheu muito bem estas pessoas e passo agora a citar algumas das suas palavras:


 "É um pequeno sinal daquilo que pensamos: no momento em  que há quem crie obstáculos, muros, limites à entrada e à saída  das pessoas, a posição portuguesa é abrir os braços".
 Penso que toda a gente sabe a quem ele se dirige com estas palavras...

 Marcelo reforça a ideia de que são precisos todos este gestos e ações de  solidariedade, tais como um almoço ou uma simples conversa em que saibamos  escutar, pois estes valem muito mais do que todos aqueles protestos anti-imigração  que observamos em diversos jornais e canais televisivos.
Foram diversos os pratos apresentados, mas todos eles apreciados pelo nosso Presidente, que fora descrito como "um tipo muito afável" por um dos cozinheiros e que fora elogiados por um outro que dizia que gostaria de ter um presidente como o nosso no seu país de origem, Síria.
Estes imigrantes afirmaram ainda:  "Acreditem, nós não queremos fazer mal a ninguém"

E nós? Será que conseguimos seguir este exemplo da maior figura portuguesa da atualidade? Do homem que mesmo tendo uma agenda cheia e mesmo tendo infinitas responsabilidades, arranja sempre tempo para dar atenção a quem mais precisa e nos chama constantemente à razão com as suas ações de solidariedade?





You Might Also Like

25 comentários

  1. Que maravilha!
    Bom seria se todos seguissem este exemplo, né? Mas infelizmente não é assim...adorei este post !
    Um abraço:
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  2. Que legal , pena que aqui é o Brasil , e isso é um exemplo mas como minha colega comentou infelizmente não é assim ... adorei o post e adorei saber disso :) bjs...
    http://jesscastrojc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi João, tudo bem?

    Esta foi uma bela ação, pena que no Brasil este tipo de ação seja tão esporádica. Nesse momento que muitas pessoas sofrem com a guerra pelo mundo inteiro, precisamos acolher aqueles que fogem destes lugar. Sem julgamento e apenas com carinho e solidariedade. Ótimo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. exemplo de amor, poderia ser assim aqui no Brasil mas somos tomados pelo odio e acabamos pensando apenas em nos memso. contribuicao maravilhas deste homem

    ResponderExcluir
  5. Fala, brother, ótimo mesmo.

    Bom, não sei se tem acompanhado as notícias aqui do Brasil, mas as coisas andam bastante atribuladas, rs. Presidente que mal governa, polícia que não policia e assim vamos.

    Abraço, quem sabe estes exemplos, de alguma forma, façam ecos por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Oi João.

    É uma bela lição de exemplo para muitos. É uma pena que aqui no Brasil não é assim. Quem sabe futuramente podemos pessoas belas como ele. Sonhar não custa nada, né? Parabéns pela postagem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá esse é um exemplo que deveria ser seguido por muitos...Mas infelizmente não é a nossa realidade. Muito bom seu post...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, João
    Achei linda essa campanha e atitude, se todos fizessem pelo menos uma ação tão humana como ele fez, muita coisa seria diferente!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei emocionada agora com seu post, achei uma atitude maravilhosamente humana, se todos pensassem como o seu presidente o mundo seria um lugar muito melhor. Que ele sirva de exemplo para outros presidentes mundo á fora. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. João gostei da atitude do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, não são todos os presidentes que fazem isso, foi uma boa ação dele, parabéns para o presidente, João abraços.

    ResponderExcluir
  11. Nossa João fiquei emocionada,amei seu post,um beijo grande.

    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, não seu João mas fiquei imprecionada com esse senhor viu... Muito bom seu post, ainda não tinha lido nenhum artigo como abordando este assunto parabens.
    http://blogmirandacombr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que legal, bonitas palavras, uma bela atitude.

    ResponderExcluir
  14. Que bacana, bela lição e motivação para sermos mais humildes e mais solícitos! Adorei a atitude dele e o seu incentivo!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  15. Poxa, que lição de vida, fiquei com o coração tão apertado sabia? É nessas horas que tu enxerga o melhor do ser humano, queria tanto que aqui no Brasil não houvesse tipo o impeachment disfarçado de golpe de estado já que a população brasileira não participou, e sim aqueles sacos de adubo de governantes que tem em Brasília. Se isso não houvesse ocorrido, não teríamos o caso crítico que vimos no Espírito Santo, nem as famílias pobres que tiveram o benefício do governo porque eles disseram que era gasto, queria tanto que o mundo, não só aquele infame do Trump, entendesse que guerra é guerra e refugiado só quer um lugar para continuar vivo, continuar sendo um ser humano. Ai, atitude linda viu, adorei você compartilhar o que andava acontecendo em Portugal conosco. Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Está aí um exemplo que muitos deveriam seguir, em vez de ficar proibindo a entrada de refugiados por aí... Lindo gesto!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Aqui eu posso citar como exemplo a primeira dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. Ela faz um trabalho social muito grande, e apesar de seu status, já almoçou com todos os funcionários de seu Gabinete. E nos eventos que vai, sempre ouve as pessoas que a procuram.

    ResponderExcluir
  18. Graças a Deus ainda existem pessoas que são diferentes que, ainda estão com seu lado empático funcionando, e faz acontecer coisas boas ,,,
    Gostei do exemplo dado, seria maravilhoso se em outros países o exemplo fosse seguido!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  19. Acho muito importante essa aproximação com os refugiados e principalmente quando dão oportunidade para eles. Seria muito bom se todos agisem como o presidente, gostei muito do assunto dos post.

    http://fabiisanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    que gesto lindo esse do Presidente. Se todos os governantes e os seres humanos tivessem a capacidade de parar e prestar atenção em quem precisa de ajuda o mundo não estaria assim. Torço por mais iniciativas dessa no mundo.
    Amei o seu post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Precisamos de mais exemplos como este. Nossa sociedade está precisando aprender um pouco mais com esse cidadão. Quanta generosidade neste ser humano iluminado ^^

    Att

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Que notícia boa.
    Com certeza é um exemplo a ser seguindo.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  23. Lindo seu post, ótima noticia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. É super importante quem está em uma liderança como ele mostrar pelo exemplo. Eu não conhecia o projeto, mas achei bem interessante e espero que ele continue dando certo - e com muito mais gente apoiando!!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  25. Oi amado gostei muito do seu blog! que música linda! faço parte do blog Agenda dos Blogs, estou te seguindo, beijinhossssss

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo teu comentário!

Post mais visto

Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs

Total de visualizações de página

Blog Parceiro