Vigília Ecuménica Jovem

1/23/2017 09:27:00 PM

Boa noite gente!
Hoje venho dar-vos a conhecer um pouco daquilo que foi a Vigília Ecuménica Jovem, que no passado dia 21 de janeiro, teve lugar na Igreja De Santa Joana Princesa em Lisboa.
Para entrarem mais no tema, percebam que a palavra ecuménica é deriva de uma outra de nome ecumenismo que designa a busca a unidade.


A igreja contava com diversos membros das quatro seguintes igrejas cristãs: Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana. Apesar de terem todas nomes diferentes e de cada uma se organizar internamente de maneira diferente, todas acreditam em Cristo! E foi este o tema que nos levou ali: "É o amor de Cristo que nos move" ; 2 Cor 5,14.

 Numa primeira leitura foi pedido que todos juntos nos recordássemos e afirmássemos a Reforma, como celebração de Cristo. Que nos escutássemos mutuamente não tendo que concordar em tudo, mas por outro lado tentar perceber e entender os diferentes pontos de vista de cada um. Foi-nos dito que Cristo, na Cruz, derruba os muros que nos separam, cura as nossas feridas e faz-nos um nele!
De seguida
foram-nos dadas a conhecer as diferentes pedras que este muro constituía: falta de amor; ódio e desprezo; falsa acusação; discriminação; perseguiçãoquebra de comunhão; intolerância; guerras religiosas; divisão; abuso de poder; isolamento; orgulho. Eram doze as pedras! Todas elas, representadas de forma individual por uma caixa, foram levados para a frente da Igreja, postas ao lado e em cima umas das outras, o que acabou no fim por dar lugar a um muro alto! Não podíamos deixar aquele muro ali à nossa frente nem à frente das nossas vidas, pelo que de seguida, o mesmo foi derrubado, e com as suas caixas, foi construída uma Cruz! A cruz de Cristo que para nós pode representar uma ponte em lugar de uma parede ou muro.
Após esta demonstração a vigília decorreu como seria de esperar, com a Homilia, com o Pai Nosso, com a colecta das ofertas, ETC... A vigília foi intercala com o discurso de padres, pastores e também de presenças femininas que representavam algumas destas igrejas Cristãs. Foram-nos contados três contos: o que nós tão bem conhecemos do filho pródigo, que não irei explorar mas deixo aqui para quem quiser ler (Vê aqui a parábola); a fábula do porco e da galinha que querendo os dois abrir um negócio, a galinha um dia sugere que abram um restaurante que serviria um prato único, que para espanto do porco seria Bitoque de Porco; o conto de uma donzela da alta sociedade sueca, que sendo católica se apaixonara por um soldado protestante, que dado a morte dos dois, foram enterrados e apesar de separados pelo muro do cemitério, conseguiram ficae
juntos através da ligação dos dois túmulos por cima deste.
Todos estes contos tem lições a tirar e espero que por vocês mesmos, as consigam perceber.
O encontro dentro da igreja acabou e o pessoal foi para a rua conviver, bebendo chá e comendo umas bolachas.
Foi a primeira vez que fui a um encontro deste tipo e foi uma experiência que sem dúvida voltaria a repetir, não só pelo conteúdo da mensagem mas pela união que tanto dentro como fora da igreja se fazia sentir!
E tu? Achas que consegues viver este amor de que se fala?


You Might Also Like

35 comentários

  1. Muito legal seu texto, acredito que foi uma experiência maravilhosa, espero um dia partilhar de alguma experiência semelhante a essa.

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu texto me pareceu que a experiência foi realmente incrível, confesso que não sou religiosa, então não participaria de algo assim, porém par quem gosta parece maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi João, tudo bem?

    Pelo sua postagem deu quase pra sentir que a atmosfera foi muito boa né? Achei interessante eles contarem esses contos pra ilustrarem o propósito dessa vigília!

    Abraços, :)
    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
  4. Sei o que você quis passar com esse texto, entendo o sentimento que esses tipos de encontros proporcionam e é algo maravilhoso! Já participei também de muitos! <3

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Acho muito bonita sua devoção. Deve ter sido uma ótima experiência. =)

    ResponderExcluir
  6. Sua devocao a religiao e contagiante, bela postagem, aparenta ter sido um belo encontro. nao me imagino em um local como este mas ainda sim parece bacana

    ResponderExcluir
  7. João deve ter sido uma experiência muito boa pra vc, encontros dentro da igreja são sempre lindos e marcantes, João abraços.

    ResponderExcluir
  8. Acho tão bonito você falar sobre a igreja e como vocês se unem e oram/rezam.
    Não deixe nunca de escrever sobre o que acredita, pois assim vai conseguir tocar muita gente.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  9. A experiência parece ter sido tão incrível *-*. Ainda irei numa vigília!
    Parabéns pelo post :D.
    www.resenhasdelivros.com

    ResponderExcluir
  10. A presença no evento deve ter sido marcante, do tipo que nos faz refletir sobre a vida e o que queremos para o mundo, o que queremos como pessoa. Achei incrível também a união de mais de uma igreja cristã, mostrando que o que une é sempre Cristo e o amor que ele nos deu.
    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do post, meus parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que tenha sido uma boa experiência! Muito legal seu texto! Bjos, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
  13. Eu não conseguiria fazer um post tão completo assim parabens amei

    ResponderExcluir
  14. Olá! Muito bom o post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Olá João, gosto de ver seus post, de como ama a sua religião!
    Bjs: http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que legal deve ter sido esse encontro. Deve ter sido uma experiência incrível.
    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  17. Bem, a pedra significa um coração duro para as coisas de Deus, as pessoas que não se convertem, mesmo se eles vivem 10 anos na igreja, as paredes são o que separa Deus do homem, a falta de amor, Ódio e desprezo; Falso acusação.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Nossa que legal, achei muito interessante!!! Pelo que foi descrito parece ser uma experiência unica e como você disse vale a pena repetir. Muito legal você dividir essa experiência com a gente. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  20. Parece que a experiência foi maravilhosa. Linda a sua devoção!

    ResponderExcluir
  21. Oi João, tudo bem?

    Seus posts conseguem trazer uma paz enorme para quem está lendo. Já participei de várias vigílias e adoro o fato dos temas que elas abordam, nos fazendo refletir sobre a nossa vida e sobre as maldades do mundo. Acho muito lindo a devoção que você tem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Que lindo artigo. Obrigado por partilhar essa linda experiência em que participo.
    Os seus artigos aquecem o coração de quer vem aqui ler o que escreve^^
    Continua assim.
    Beijos
    uma-grande-aventura.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Oi ótimo post,parabéns um beijo.
    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito de vc nos contar sua experiência ! A mensagem e a dinâmica da vigília foi realmente linda e bem reflexiva mesmo! Gosto muito de participar de momentos assim.De busca a Deus e unidade.O mais importante tbm, é levar a palavra ao próximo, que é o que vc está fazendo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Realmente acredito que o evento foi maravilhoso e único. Com certeza vivo esse amor do qual você descreveu. Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Essa deve ter sido uma experiência gratificante, gostei muito do post.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Acho maravilhoso quando encontro um blogue que trata sobre religião. Não vemos muito disso na blogosfera. Parabéns!
    Sobre a vigília, deve ter sido um momento maravilhoso, nunca participei de uma, mas me deu muita vontade.

    ResponderExcluir
  28. Oi, que encontro incrível, e bem atualizado.Eu nunca participei de um encontro e igrejas , mas desse com certeza participaria , deve ter sido muito bom.Adorei o música de fundo no post .

    ResponderExcluir
  29. Oi João! O importante quando praticamos qualquer religião é se sentir bem dentro dela. é se encontrar nela! O amor proposto é possível, desde que ele seja praticado de forma incondicional! Que a tua unção possa espalhar amor no mundo! Bjos!

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Achei muito interessante a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Fico muito feliz que o encontro tenha sido bom para você, é sempre maravilhosos quando nos sentimos bem em algum lugar.

    ResponderExcluir
  32. Bom, essa não é minha religião, mas compreendo a necessidade e a importancia da fé em nossas vidas
    Fico feliz, que você valorize a sua
    Bjinhos e byebye

    ResponderExcluir
  33. Que linda postagem.
    Sou católica e amo os encontros da minha igreja. Celebrar e congregar com nossos irmãos é sempre reconfortante e renova nossas energias e nossa fé.
    Abraços!

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo teu comentário!

Post mais visto

Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs

Total de visualizações de página

Blog Parceiro