Bem-aventurado Domingos Lentini

2/25/2017 06:50:00 PM

Domingos Lentini, proveniente de uma família muito pobre, foi um notável sacerdote que nunca abandonou a sua cidade Natal de Lauria, no sul de Itália.
 Após a morte da sua mãe, tendo apenas catorze anos decidiu seguir uma vida de padre, tendo ingressado num seminário apenas aos vinte. Não tendo fundos monetários que o pudessem sustentar, foi ajudado por outros padres, que após quatro anos o viram ser ordenado sacerdote.
Serviu o ministério sacerdotal da paróquia de São Nicolau e ainda se ocupou do ensino dos jovens da escola primária. Não demorou a ganhar fama e admiração visto que a população se juntava para ouvir os seus sermões, não só por se identificar com a humildade deste, mas também devido à eloquência nas suas palavras e devido aos seus exemplos diários que se faziam cumprir de acordo com o evangelho, por ele pregado. Eram muitas as suas obras de caridade para com os pobres e ainda mais eram as pessoas que o procuravam para a confição e para obter os seus conselhos.
A guerra veio e destruiu por completo a sua igreja e cidade, deixando apenas miseras ruínas. O padre não se deu por vencido, e após o retorno da paz, reconstruiu a sua paróquia, não apenas a nível estrutural, mas tendo em vista voltar a orientar todos os fiéis no caminho da fé e da vida cristã.
 Muitos eram aqueles que afirmavam que o padre possuía dons. Era reconhecido como santo devido às suas intervenções em muitas graças de cura.
Em 1828 dá-se a sua morte e é sepultado na paróquia de São Nicolau. Ainda hoje continua a ser visto visto como um ícone de Lauria, sendo venerado pela sua população.
O Papa João Paulo II acaba por beatificá-lo, decretando o dia de hoje (25 de Fevereiro) para as suas homenagens.

Será que conseguimos ter esta persistência no nosso dia a dia? Conseguiremos nós seguir o exemplo deste sacerdote?


You Might Also Like

29 comentários

  1. Bacana essas postagens que faz! É interessante conhecer pessoas do nosso passado e ver as coisas que fez, pelo que lutou e o quanto influenciou pessoas! Vivemos em tempos diferentes né, mas é interessante conhecer!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Suas postagens sempre são muito interessantes, sempre nos mostrando historias de representandos da Igreja.
    Gostei muito de conhecer o Domingos Lentini :D
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Domingos Lentini realmente foi uma pessoa muito persistente, que realmente sabia que tinha uma missão aqui na terra! Devemos seguir o exemplo dele com essa perseverança toda! O maior legado que ele pôde deixar, foi o exemplo de ter continuado em sua missão mesmo que as circunstâncias não fossem favoráveis.Temos muito exemplos de pessoas assim na bíblia! Muito bacana saber da história dele.Não conhecia Domingos Lentini!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que legal, apesar de não conhecer muito sobre o assunto achei bem interessante a postagem e não sabia que o dia 25/02 agora é dedicado ao Domingos Lentini.
    Na verdade hj em dia quase não vemos muitas pessoas falando sobre a história envolvendo a religião.
    Parabéns pelo blog.

    Beijos!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession.

    ResponderExcluir
  5. Olá João, tudo bem?

    Eu adoro seus posts, são uma ótima forma de ficarmos por dentro da religião católica e de muitas coisas que passam batidas por nós, cristãos. Não conhecia a história de Domingos Lentini e fiquei encantada com a sua doação para os jovens e por sua coragem de reiniciar seu trabalho do zero, quando muitos julgavam isto como algo impossível. Uma grande lição!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem, primeirente. Não conhecia a história dele...talvez pq eu pesquise pouco sobre religião...achei gratificante a persistencia de Domingos para levar a fé que tanto nos move às pessoas. Bj.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de conhecer domingos lentini,história bem interessante que ele teve,gostei muito do post,apesar de não conhecer muito desse assunto,mais adorei conhecer,um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, João, como vai? Digamos que para muitas coisas sou persistente já, para outras, só por Deus mesmo, kkk

    Domingos Lentini, não conhecia esse beato, se bem que, para uma liturgia tão rica quanto a católica isso não seria muito difícil de se acontecer. Gostei do post.

    ResponderExcluir
  9. Amei! É muito bom conhecer um pouco sobre pessoas que fizeram um papel importante na Igreja! Quero ler mais posts como esse!

    ResponderExcluir
  10. É bastante interessante conhecer um pouco da história do Domingos Lentini, não conhecia o Domingos Lentini, só sei que temos que ser muito persistente, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Embora não me interesse por padres ou religião nenhuma, achei interessante o conteúdo, pois você gera cultura, informação e isso é bastante legal, porque vemos que você pesquisa mesmo sobre o assunto! Parabéns pela iniciativa!
    www.dobbyapresenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi João,

    Eu acho que nunca tinha visitado um blog como o seu! Parabéns pelo conteúdo... é muito bacana ver alguém se dedicar a produzir informação com teor histórico! Parabéns!

    Até mais! :)

    ResponderExcluir
  13. Gostei imenso do seu post :) Devo confessar que não sabia destas homenagens :o
    Aliás, para ser sincera, eu não conheço muito bem histórias de sacerdotes e santos e homens de fé, isto por eu própria não ser crente, mas respeito quem crê :)

    Beijinhos,
    Mii
    #Comic Life

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Gostei muito da postagem.
    São histórias que o tempo nunca apaga.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Que interessante, não sabia que ele tinha sido beatificado! Como sempre, adorei sua postagem, é legal você compartilhar esses assuntos, tão poucos abordados hoje em dia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, João.
    Ele tinha bastante garra e força de vontade, existem poucas pessoas hoje assim em nosso mundo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei o texto e as postagens do seu blog são muito boas. Não conhecia Domingos Lentini e gostei muito de saber sobre as homenagens a ele❤

    ResponderExcluir
  18. Oi João

    Achei o texto bem interessante. Vocês sempre traz postagens diferenciadas e mostrando assuntos importantes. Parabéns pela homenagem que fez para Domingos Lentini.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. que arraso seu blog ein?
    amei o conteudo! <3

    Seguindo aqui seu blog! bjão!

    ressurgente.com

    ResponderExcluir
  20. Que post legal e super cheio de conhecimento, adorei. Não conhecia e adorei saber mais.

    Beijos
    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, não sou católica, então por isso não conhecia esse sacerdote. Porém achei a história dele (e da igreja) bem legal!
    Não deixa de fazer parte da história. ♥

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? não sou católica e não conhecia esse sacerdote, mas a história dele é bem interessante. A lição de vida que ele deu foi incrível. Gostei do seu blog ele difere do que estou acostumada.
    http://eu-resenho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, achei os seus temas muito originais, adorei o seu blog, como não sou católica não conhecia a maioria das coisas que li aqui, mas adoro aprender coisas novas, o seu blog é realmente muito bacana, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Bem interessante a postagem e a história do sacerdote. Faz a gente acreditar que a humanidade tem cura!

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. desconhecia por completo esta historia

    comecei a seguir

    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderExcluir
  26. Gostei do texto. Seu blog é bem bacana, com um conteúdo diferenciado!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. beautiful post

    I follow you, I hope you will follow me back
    Kisses

    Blog: MagdalenaŠ.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo teu comentário!

Post mais visto

Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs

Total de visualizações de página

Blog Parceiro