

Boa noite gente!
Hoje venho dar-vos a conhecer um pouco daquilo que foi a VigÃlia Ecuménica Jovem, que no passado dia 21 de janeiro, teve lugar na Igreja De Santa Joana Princesa em Lisboa.
Para entrarem mais no tema, percebam que a palavra ecuménica é deriva de uma outra de nome ecumenismo que designa a busca a unidade.
A igreja contava com diversos membros das quatro seguintes igrejas cristãs: Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana. Apesar de terem todas nomes diferentes e de cada uma se organizar internamente de maneira diferente, todas acreditam em Cristo! E foi este o tema que nos levou ali: "É o amor de Cristo que nos move" ; 2 Cor 5,14.
Numa primeira leitura foi pedido que todos juntos nos recordássemos e afirmássemos a Reforma, como celebração de Cristo. Que nos escutássemos mutuamente não tendo que concordar em tudo, mas por outro lado tentar perceber e entender os diferentes pontos de vista de cada um. Foi-nos dito que Cristo, na Cruz, derruba os muros que nos separam, cura as nossas feridas e faz-nos um nele!
De seguida
TÃtulo: O Herói
SubtÃtulo: E se um cristão se fizesse explodir numa mesquita?
Autor: Pino Farinotti
Editora: Lucerna
Género: Ficção, Literatura, Romance
Páginas: 191
Ano de edição: 2009~
Classificação: 4/5 estrelas
Sinopse: "Neste livro emocionante da maior atualidade, a ficção toca de tão perto a realidade que hoje vivemos que se torna inevitável tomar a cada passo da nossa leitura uma pela outra...
Franco Ferrari, intelectual bem sucedido, espirito moderado e fundamentalmente laico,faz um balanço desastroso da sua vida privada, como tantos cristãos desalentados dos nossos dias. Já não suporta a existência que leva, esvaziada de paixões e ideais, inerte e passiva perante os ataques contÃnuos feitos a todo o momento ao modelo de sociedade ocidental (...).
Assim nasce em Franco a vontade de por as palavras de lado e passar aos actos.(...) Concebe então um projeto inaudito: entrar numa mesquita usando um cinturão de explosivos e fazer-se explodir, mostrando ao mundo que também que também um ocidental é capaz de gestos absolutos. Mas nem o mais perfeito dos planos pode ter em conta todos os imprevistos..."
Bom dia pessoal!
Hoje venho dar-vos a conhecer um belÃssimo sÃtio para passarem um dia em famÃlia, ou até mesmo sozinhos, e descontraÃrem naquele que é o maior jardim oriental em toda a Europa! O jardim dos Budas!
Localizado na Quinta dos Loridos (Bombarral), foi criado como forma de protesto à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão. É um jardim muito tranquilo e espaçoso, em que se observa uma diversidade de culturas, para além da budista. Contamos também com a arte Africana, que nos traz diversas esculturas e figuras representativas de animais africanos, todos eles feitos em metal reciclado.
Mal entramos neste espaço, observamos logo, dezenas de Budas, de estatura média, que marcam presença nas laterais do caminho inicial, todos eles diferentes, uns em posições um pouco esquisitas, outros com animais e outros com objetos, facilmente identificáveis por nós. Este cenário vai-se repetir um pouco por todos os outros pequenos caminhos até chegar-mos aos Budas de chapa dourada, que nos dão uma ideia de estarem a meditar, onde apesar de haver um placa que diz "Não tocar nas peças", as pessoas aproveitam para tirar umas fotos sentadas no colo deles, para depois guardarem como recordação. Subindo a escadaria logo a seguir a estes, vamo-nos deparar com dois Budas gigantes! há vontade mais de 8 metros de altura para aquele que se encontra em pé, todo ele repleto de pormenores, e uns 5 ou 6 metros para aquele que se encontra deitado, como se estivesse a vigiar as pessoas que por lá passam.