Vocações

1/12/2017 09:33:00 AM


Hoje venho falar-vos de vocações, um tema por vezes desconhecido para muitos de vós e que pode desempenhar um papel fundamental nas vossas vida.



O que é uma vocação? 

Dentro deste contexto católico, uma vocação é o chamamento de Deus que nos propõe a servi-lo, ou seja, afastar-mo-nos de todas as coisas alheias ao seus mandamentos e princípios, tais como bem materiais, focando-nos  Nele.

Qualquer pessoa é digna desta vocação?
Não digamos qualquer pessoa, mas sim qualquer um que esteja disposto a ouvir e a aprender, estando assim de coração aberto para conseguir sentir esta vocação, recebê-la, percebê-la e por fim aceitá-la!

Quais os sinais deste chamamento?
Este chamamento pode surgir em qualquer altura e em qualquer lugar! Através de pequenas ações do teu dia a dia; de episódios que se passaram que na altura consideraste uma mera coincidência; nos momentos em que te encontras mais desesperado; nos desafios; no despertar da tua curiosidade em relação a uma temática religiosa! Vais sentir algo que mesmo que queiras, não irás conseguir "tirar da cabeça"! São tantos os sinais, que só não os conseguirás detectar e decifrar se não quiseres!


Quais os vários tipos de vocações?
Todos os baptizados (os leigos) têm, logo após o baptismo, a vocação de anunciar Jesus a outras pessoas pessoas, sendo a catequese e a prática de obras bons exemplos para isso. Temos já de um nível mais avançado, todos aqueles que são chamados a abraçar Jesus e Maria, que irão pertencer a uma congregação religiosa (vocação religiosa) tais como as "servas do Sagrado Coração de Jesus". Temos depois a vocação sacerdotal, donde provêm todos os padres das nossas paróquias, desempenhando um papel importantíssimo de comunicadores entre nós e Deus. A vocação familiar consiste
na junção de dois filhos de Deus, que originando família e criando nela um ambiente de felicidade e de boas práticas, irão corresponder ao amor de Cristo!


Como podemos responder a estas vocações?
Não é difícil! Não tenhas medo nem vergonha de te assumires como Cristão e de passares a Palavra! Vai à igreja e dá um tempo, a ver se realmente tudo faz sentido para ti! Quaisquer dúvidas que te possam surgir, irás ter padres a quem podes recorrer para falar, tens sites que te escalarem dúvidas, ou seja, tens muita gente que te irá apoiar e torcer por ti! Se depois de tudo isto, achares que queres realmente seguir nesta tua nova caminhada, vai em frente e fá-lo!


 E tu? Achas que estás vocacionado para algo? Achas que eras capaz de aceitar um desafio tão grande e tão sério
de como aquele que os padres, frades e freiras aceitam? Largar tudo e seguir apenas com Deus, confiando Nele? 


You Might Also Like

67 comentários

  1. achei bem interessante esse seu post sobre "vocação"!

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante! Muita gente tem dúvidas sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post! Vocação é uma coisa tão difícil que gera tantas dúvidas! Esse seu post com certeza pode ajudar muitas pessoas! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Parabéns pelo texto.
    Vocação é linda, e quem a segue, principalmente a religiosa, pode não ter a vida mais glamorosa, mas com certeza a mais iluminada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá! :D
    Seu texto sobre vocação foi muito esclarecedor para mim. Fico feliz de ver alguém falando sobre Deus na internet, é difícil encontrar posts como o seu!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Esse é um texto bem cristão, eu não sou cristã e não acredito em vocação, mas para quem aprecia, é bastante válido e instrutivo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, achei seu post bem interessante, mesmo não crendo nas mesmas coisas que você, um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Vocação não é pra todos, só aquele que sentir de coração, o seu post foi bem informativo sobre esse assunto, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, acho super lindo quem tem vocações, a dedicação e a fé são muito admiráveis. E deve ser incrível ter algo forte e importante para se dedicar a Deus! Deve dar uma sensação maravilhosa de ser útil para o Pai!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi João, tudo bem?

    Adorei seu exto foi bem esclarecedor quanto a vocação. Como uma católica praticante sei o quanto o termo é importante!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  11. Realmente um texto bem esclarecedor, essa questão relacionada a fé e vocação são impressionantes.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do seu texto sobre vocação acho que aceitar esse chamado deve ser uma sensação muito forte de Deus presente .Algo que não dá para explicar ter que largar tudo do mundo vamos dizer assim e seguir o redentor. Tenho um irmão padre e todos acham que voda de padre é facil e nao é tem muitas obrigacoes. Parabens pelo post adorei beijokas!!

    ResponderExcluir
  13. Acredito que vocação não é para todos, a pessoa de fato precisa te-la e decidir viver de forma totalmente diferente da sociedade para ser e fazer a diferença, caso contrário será apenas mais um no meio da multidão.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post,acho uma idéia muito válida falar sobre vocação em tempos onde muita gente está perdida com valores completamente distorcidos,com certeza é uma coisa linda e como tudo que vem de Deus vale a pena.Beijos e parabéns :)

    ResponderExcluir
  15. Bem esclarecedor o texto. Acho que apesar de não ser uma vida fácil, já que é necessário abrir mão de muita coisa, para quem tem vocação deve ser muito gratificante seguir a vida religiosa ou sacerdotal.

    ResponderExcluir
  16. Largar mão de tudo e seguir a sua vocação certamente não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje. Mas mesmo assim, acho lindo quem consegue se abster de tudo e se dedicar somente a isso.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que interessante isso!
    Nem sempre a gente ve posts assim, continue com temas desse tipo é bem legal!
    Sobre o que escreveu é necessário ter vocação mesmo para se dedicar a uma vida assim e se abster de várias coisas!
    Beijos e sucesso!
    http://www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa o post é muito informativo e interessante. Para ser bem sincera desconhecia sobre o assunto e amei conhece-lo. Parabéns adorei!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que lindo. Não sou catolica, mas acho que realmente, ter a vocação é para todos que queiram passar a mensagem de amor de Jesus adiante
    Muito bom o post
    Bjs floooooor

    ResponderExcluir
  20. oi!
    É lindo quando você encontra sua vocação :D
    Muito interessante seu post ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  21. Oi gostei do post é bem intessante sou envagelica mais respeito cada religião complentando suas palavras até quem não é batizado pode falar do amor de Deus.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Achei muito interessante seu post, eu gostei bastante!! Adorei conhecer sobre esse assunto e a forma simples que escreveu.

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Não sou cristã e sinto não ter como opinar sobre seu texto. Acho que ele serve para algumas pessoas, mas não para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Eu não tenho esta vocação, mas admiro quem a tenha, ainda mais pelas dificuldades que tem que enfrentar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá!!! Que interessante seu post !!!
    Muito bom você ter abordado esse tema, nos faz refletir
    em vários aspectos !!!
    super bjoo

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Bom post, mesmo abordando somente o catolicismo. Apesar do cunho religioso, o conceito pode ser aplicado em quaisquer situações.

    ResponderExcluir
  27. Oi! Interessante seu post. Bem escrito e de fácil entendimento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Não sou católica mas achei bem interessante saber como funciona o processo vocacional de vocês. Post muito bem redigido. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo post! Eu não sou católica mas quem é deve curtir bastante!

    Bjos, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
  30. Muito bom texto, nem precisamos ser cristãos para entender que tudo o que é um chamado devemos dar por inteiro.Concordo que eles devem abandonar tudo e seguir apenas com Deus, confiando nele com certeza apenas algo de sacerdote não se casar. Esta parte não é bíblica, por isso algumas coisas não é a quilo que Deus disse.

    ResponderExcluir
  31. Uauuuu, eu até hoje não vira ninguém criar um post assim.
    Parabéns, ficou muito bom, e é, extremamente interessante esse tipo de coisa.
    Ninguém para para pensar nisso, não é mesmo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá
    Nunca li um post sobre religião ou vocação, não me aprofundo muito nesses assuntos.
    Porém li o seu e achei bem esclarecedor e espero que consiga ajudar muita gente.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?
    Post muito legal para termos uma noção sobre vocação.
    Na minha família tenho padres e pastores, apesar de ser cristã não frequento igreja.
    Desejo pra ti um domingo cheio de luz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Nossa que post lindo. Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais esquecendo de Deus é lindo ver um post que tenta nos fazer refletir sobre o proposito de termos nascido, afinal é nossa vocação que nos guia na vida terrestre. Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Bem educativo seu post. Em psicologia, costumamos atribuir a palavra vocação com a conotação de uma habilidade ou facilidade em exercer alguma tarefa.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  36. Adorei o texto, bem explicado, não fazia ideia de como funcionava. Eu tenho sirvo para nenhuma dessas vocações pq não tenho coragem de abrir mão de tudo rs

    ResponderExcluir
  37. Admiro quem tem essa vocação, não é fácil abrir mão de tudo ...
    Teu texto está muito bem explicado!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  38. Post bem informativo. Vocação não é para todos.

    ResponderExcluir
  39. Diferente, legal, interessante, assim li, vi e gostei do seu post, um texto bem esclarecedor, mostrando com detalhes o que seja realmente a vocação
    Parabéns pelo texto

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
  40. Isso não é muito da minha religião, mas respeito a sua e sei como esse termo é importante para vocês

    ResponderExcluir
  41. Oiii
    Um texto bem interessante e reflexivo. Vocação é uma coisa engraçada... tem gente que a encontra ainda quando é criança, outros só a encontra depois de muitos anos.
    Todos nós nascemos com um propósito e uma vocação, quanto mais cedo descobrirmos a nossa, mais felizes seremos.
    bjoo

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Eu gostei bastante do post, realmente tem muitas coisas que eu não sabia sobre o tema e que aprendi agora no seu post.
    Obrigado por esclarecer tanta coisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Bem legal seu post, já sabia de diversas coisas sobre a vocação
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  44. Interessante o post, mesmo eu sendo de um credo diferente do teu, achei bem explicado e informativo. Adoray! Sucesso viu?

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?
    Achei o post bem interessante, eu particularmente nunca tinha pesquisado sobre o assunto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Olá.
    Não sou muito religiosa, mas adorei saber mais a respeito. O post está ótimo!

    ResponderExcluir
  47. que lindo amei o post é uma linda vocação

    ResponderExcluir
  48. Todos nós temos uma vocação pode não ser para o meio religioso, eu prefiro chamar de dons, bem esclarecedor o seu post. Parabéns

    ResponderExcluir
  49. Bem, falar de vocação nessa área, pra mim, é um pouco difícil, pois minha religião independe desse tipo de escolha (não sou cristã). Mas realmente acho que vocação (até a profissional) é uma escolha muito pessoal e é influenciada pelos princípios e ensinamentos que a pessoa acumulou em vida. O post é bacana, esclarece muito. Obrigada por dividir com a gente.

    ResponderExcluir
  50. Oi!
    Primeira vez que venho aqui e me surpreendi! Achei muito bonito seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
  51. Olá, tudo bem? Nunca tinha procurado saber mais sobre vocação ligada a igreja católica. É bem interessante e bem direcionado. Gostei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Olá! Acho que vocação deve ser para todas as áreas da vida. Vocação religião, profissional. Você tem que gostar e ter afinidade. Parabéns por texto. Beijos

    ResponderExcluir
  53. Achei o texto bem religioso e para os que se interessam pelo assunto pode ser que agrade.

    ResponderExcluir
  54. Achei bem interessante o texto, apesar de não ser tão próxima dos principais pontos de explicação. Mas acredito que vocação é realmente para quem foi chamado para fazer algo específico, com dedicação e honra acima tudo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  55. Oie!
    Achei seu texto bem explicativo.
    Eu sou evangélica e não conheço muita coisa ligada à igreja Católica. Achei muito interessante saber um pouco mais sobre como funciona o "chamado" (ou vocação) para vocês.
    Muito legal, muito legal mesmo. Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  56. Olá, tudo bem?
    Acredito que todos possuem vocação para algo, seja religiosa ou não. Por isso não acredito em profissões, acho que o médico é aquele com o dom para salvar vidas, por exemplo. Cada um tem um propósito, tem seu chamado como você disse. Gostei do seu texto.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  57. Muito bem explicado seu texto dentro de um contexto especifico, ou seja, a Vocação Religiosa, focada em determina organização religiosa. Acredito que dentro de um contexto amplo da palavra "vocação" é para todas as pessoas dentro de areas diferentes "Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho."

    ResponderExcluir
  58. Muito bacana o seu texto. Mas vocação se refere a várias outras áreas da vida. Você escreve muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  59. Tenho muitas duvidas sobres estes temas mas acredito que resolvi algumas, voce escreve bem direto e facil de compreender . muito bom

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo teu comentário!

Post mais visto

Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs

Total de visualizações de página

Blog Parceiro